sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Olá, amigos!


Hoje vou falar um pouquinho da importância do grego em nossas vidas, embora já tenha deixado isso bem claro nas postagens anteriores.
Apesar de atualmente, o grego ser bastante desconhecido, fora de onde é falado, o idioma deixou marcas indeléveis que jamais serão apagadas de nosso dia a dia. Ao pegar num telefone, ao estudar biologia, geografia, matemática, ao falar de teorias, política e tantos outros temas, estamos sim, usando grego.
Não digo que para falar bem português, devêssemos nos matricular em um cursinho de grego Clássico ou Koiné (muitíssimo difíceis de serem encontrados, também).  Mas, deveríamos conhecer mais os prefixos e sufixos, e os termos que enriqueceram nosso idioma, através dos séculos.
Ao lado do latim, que infelizmente, não se estuda mais, no Brasil, a não ser, em algumas poucas universidades, no curso de Letras, o grego é uma das chaves para nos aprofundar em nosso idioma. Por exemplo, ao sabermos que em  Biologia – do grego βίος /bios/ = vida e   λογία = estudo e em Limnologia – do grego  λίμνη /límne/ + logia estudo), plâncton  é o conjunto dos organismos que têm resumido poder de locomoção e vivem ao sabor das correntes de água. Fica mais fácil ainda quando descobrimos que plâncton significa /aquele que vaga, que vive errante/, da palavra grega πλαγκτόν /planktón/.

Recomendo dois livros para, quem como eu, seja curioso e queira pesquisar mais sobre o assunto:

1) Livro: Aprenda grego do Novo Testamento - Curso completo para ler o Novo Testamento na Língua Original.
Autor: Jonh H. Dobson..
Editora: CPDA - 1994 - 447 páginas.

  2)  Livro: Manual Introdutório ao Grego Bíblico para falantes de portugues 
  Autor:Vicente Masip. 
  Gênero: Ensino de Linguas Estrangeiras-Auto Ensino
  Editora: UFPE
     ISBN: 8573155396 / 9788573155396


Ok, por hoje é só.
Σας δούμε σύντομα! Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário